• Clinical Series

Cúrcuma em cápsulas: entenda as vantagens de sua utilização!

Uma especiaria que sempre foi explorada na culinária saudável, agora pode ser utilizada em forma de cápsulas! As vantagens de incluir cúrcuma na rotina são inúmeras, afinal ela é uma importante fonte de curcuminoides e componentes ativos com propriedades terapêuticas no organismo. A curcumina é um polifenol natural encontrado no rizoma da cúrcuma que demonstra eficácia nas ações antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anticancerígenas. Conheça os mecanismos bioquímicos e seus benefícios para diferentes funções do corpo:


Curcumina e ação anti-inflamatória

A inflamação é considerada um processo relacionado ao estresse oxidativo, ambos com capacidade de gerar doenças crônicas e outras alterações patológicas. Sabe-se que as células inflamatórias liberam diferentes componentes reativos no local da inflamação, efeito que potencializa os danos celulares. Um desses componentes que merece ser ressaltado é o fator de necrose tumoral α (TNF-α), um importante mediador da inflamação. Estudos apontam que a curcumina presente na cúrcuma é capaz de bloquear a ativação desse componente inflamatório, minimizando os processos envolvidos na inflamação.


Curcumina e efeitos antioxidantes

Uma recente revisão bibliográfica, publicada em 2017, apontou que a curcumina é um polifenol capaz de melhorar os marcadores sistêmicos do estresse oxidatico, principalmente por aumentar as concentrações e atividades séricas de enzimas antioxidantes. A suplementação com curcuminoides, sobre parâmetros de estresse oxidativo, promove um efeito significativo nos níveis das principais enzimas antioxidantes corporais, como a superóxido dismutase (SOD), a catalase e a glutationa peroxidase (GSH), além de combater os danos provocados pelos radicais livres em excesso.


Todos esses efeitos são importantes para a prevenção de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares; doenças autoimunes, especialmente a artrite reumatoide, e doenças neurodegenerativas, com destaque ao Alzheimer.. As cápsulas de cúrcuma apresentam uma concentração maior de curcuminoides, com melhor biodisponibilidade. Ainda, é um complemento nutricional eficiente para praticantes de exercícios físicos extenuantes, uma vez que apresentam maior estresse oxidativo e processos inflamatórios


A New Millen está com a nova linha Clinical Series que conta com a Cúrcuma em cápsulas na lista de produtos destinados à saúde. Nela, você também encontra Ômega-3, Vitamina D e shot com nutrientes antioxidantes. Conheça os produtos no site!


Referências

RAHIMNIA, A. et al. Impact of Supplementation with Curcuminoids on Systemic Inflammation in Patients with Knee Osteoarthritis: Findings from a Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Trial. Drug Res., v. 65, n. 10, p. 521-5, oct. 2015.

SAHEBKAR, A. et al. Effect of curcuminoids on oxidative stress: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of Functional Foods, v. 241, n. 1, 2015.

MENON, V.; SUDHEER, A. Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin. Adv Exp Med Biol., v. 595, p. 105-25, 2007.

MARCHI, J.P. et al. Curcuma Longa L., o Açafrão Da Terra, e seus benefícios medicinais. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 20, n. 3, p. 189-194, set. 2016.

MENDES, M. F. O corpo no processo terapêutico. Physis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 1355-1367, dez. 2011.

SCHAFFER, M. et al. An update on Curcuma as a functional food in the control of cancer and inflammation. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, v. 18, n. 6, p. 605-11, nov. 2015.