- Clinical Series
As proteínas vegetais atendem à oferta suficiente de aminoácidos?
As proteínas são macronutrientes essenciais para o funcionamento de todas as células e que atuam em diferentes atividades fisiológicas. Elas são responsáveis pela regeneração de tecidos, atuam como catalisadores de reações químicas relacionadas a hormônios e enzimas e apresentam importante papel no crescimento e reprodução.
O aporte de proteínas deve ser realizado por meio da alimentação equilibrada e da suplementação de qualidade. Na prática esportiva, esse consumo deve ser ainda mais monitorado, uma vez que a proteína é o macronutriente-chave para a síntese de massa muscular.
A escolha de suplementos proteicos de origem vegetal vem crescendo na prática esportiva, e não apenas por pessoas adeptas ao vegetarianismo. Ao contrário do que se pensa, as proteínas vegetais possuem aminoácidos em quantidades adequadas e são consideradas completas. Os suplementos são utilizados com objetivo de auxiliar na hipertrofia muscular, no aumento da força e na recuperação pós-exercício, de forma mais natural e com maior digestibilidade quando comparados às proteínas animais. Dos ingredientes mais utilizados nesses suplementos, destacam-se as proteínas de ervilha e de arroz.
